quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ariovaldo Jr, o Lucinho Barreto "Reformado"


Lucinho Barreto é um pastor muito conhecido no meio neopentecostal e está locado na Igreja Batista da Lagoinha, que ficou famosa em todo Brasil devido ao grupo de louvor Diante do Trono.

 Barreto é famoso no meio dos jovens evangélicos brasileiros por praticar atos que ele denomina de loucuras para Cristo, feitos um tanto exóticos que chama atenção desde os neopentecostais até os cristãos reformados.

Do outro lado, mas com um pouco menos de fama, está Ariovaldo Jr. o teólogo do mundo real (ele se intitula assim), palestrante e autor da paródia Freestyle da Bíblia.

Jr. é líder de uma Igreja chamada Manifesto Missões Urbanas (Ministério Sal da Terra) em Uberlândia-MG, onde reside. Ariovaldo Jr. tem um canal no youtube e no facebook onde divulga conteúdo e comenta sobre Redução da Maioridade Penal, Divórcio passando por Namoro de Côrte até Missão Integral, e sua fama se deu com o lançamento da paródia Freestyle da Bíblia[1].

Os dois líderes evangélicos têm características muito comuns, as principais se dão através da forma que legitimam suas práticas, que quando colocadas em relação às Escrituras, deveriam ser repudiadas.

Lucinho, para validar suas loucuras feitas por Cristo se utiliza do pragmatismo, meios carnais, não confiança nas Escrituras e como consequência cria um exército de fãs cegos que defende ele a todo custo. Ariovaldo Jr. usa dessas mesmas ferramentas.

O ápice do pragmatismo de Lucinho Barreto se deu quando ele fez uma campanha para que os jovens cheirassem[2] suas bíblias, em um ato profético. Ato validado pelo pragmatismo, aquilo que dá certo e funciona é a verdade, este ato profético se auto validou através da multidão de jovens que aderiram ao movimento e inundaram as redes sociais de fotos cheirando[3] a palavra de Deus.
Já o pragmatismo do Ariovaldo Jr. ocorre com a paródia Freestyle, onde todo conteúdo textual é adaptado para a cultura da chamada geração Y[4]. Desrespeitando o texto original, essa paródia traz palavras torpes, palavras chulas, piadas com o texto bíblico e distorções em relação ao sentido original do texto[5], tudo isso para atrair as pessoas. Este método acaba tentando validar em si o seu próprio método, afirmando que essa forma é eficaz, pois atrai certo tipo de público, aí está o pragmatismo, a paródia Freestyle tenta se validar com o argumento que ela funciona e traz resultados.

O que deve reger a vida do cristão e sua doutrina não é o pragmatismo, mas a Escritura.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.
II Timóteo 3:16-17

Dentro ainda do contexto da paródia Freestyle estão os meios carnais[6]. O autor[7] desta paródia insere no texto palavras imundas que a Escritura proíbe a utilização:

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. (Efésios 4.29)
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. (Efésios 5.4)
Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. (Colossenses 3.8)

Como desculpa, o autor usa da linguística pós-moderna, afirmando que as palavras em si não carregam significado objetivo, mas varia o significado a partir da intenção de quem pronuncia, logo, quando uma palavra torpe é dita sem a intenção de ofender, ela automaticamente se esvazia do sentido infame. Essa escola linguística em si é uma falácia, pois joga as palavras para um lado extremamente subjetivo, partindo dessa subjetividade, nem mesmo um diálogo simples faria sentido, já que os interlocutores não sondam a intenção do outro, mas obtém significados a partir da etimologia[8] que as palavras ditas e escritas trazem, ou seja, é impossível negar que palavras obscenas não carregam em si um significado etimológico, claro, algumas palavras se tornam torpes quando usadas para agredir, mas outras em si mesmo já são torpes.

Os meios carnais usados pelo Lucinho ocorrem em suas pregações. A mais exótica ocorreu no dia 06/12/14, quando Barreto se vestiu de Chapolin Colorado[9] na Igreja Batista da Lagoinha e começou a pregar. Ovacionado pelos seus fãs por esta atitude, que em si é apenas uma forma egocêntrica e carnal de se expor, no púlpito o pseudo-pastor inunda seu discurso com piadas, gestos exagerados, gritos, expressões corporais, gargalhadas sem fim, típico de showman. Esta postura demonstra de forma clara, o uso de meios carnais para atrair atenção do público.

Se você usa meios carnais para atrair homens, você vai atrair homens carnais, e você terá que usar meios carnais ainda maiores para mantê-los na igreja.     
                         
                                                                                Paul Washer[10]                                                                                                                                            
A não confiança na Escritura pelo Ariovaldo Jr. ocorre na produção da paródia Freestyle. Um cristão legitimo confia que a conversão das pessoas vem através da pregação, exposição e leitura do texto bíblico, sem necessidade de alterar o seu significado. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17), não através do ouvir uma adaptação da palavra de Deus.

Adaptar a Escritura ao público demonstra a não confiança na inerrância e autoridade Bíblica, ao inundar o texto bíblico de pressupostos pessoais não inspirados, o líder alternativo Ariovaldo Jr. confirma sua incredulidade em relação a ortodoxia textual bíblica.

Como afirmou Driscoll em seu livro Reformissão (2009):

Cultura + Igreja – Evangelho = Liberalismo

Ao mudar o texto bíblico, o evangelho é retirado da Escritura, isso cria igrejas que soam culturalmente relevantes, que se preocupam mais em se envolver com a cultura, mas acabam negligenciando o Evangelho. Estes liberais amam mais seus irmãos alternativos, do que a Escritura.
Barreto por outro lado, pratica a eisegese, inserindo[11] o significado que deseja aos textos bíblicos, ao invés de usar a exegese, que extrai o significado do texto. Isso cria mensagens inundadas de anomalias e afirmações pessoais extras bíblicas.

E por último, estes personagens da cena evangélica brasileira são considerados pelos seus seguidores como uma espécie de Messias. Os partidários acreditam que estes líderes possuem virtudes que nenhum outro líder tem, pois seu carisma hipnotiza os seguidores. São tratados como divindades, e estão acima do Bem e sobre o Mal, e suas afirmações são inquestionáveis. De um lado está o Ariovaldo Jr. com ironias e piadas que são ovacionadas pelos seus fieis e do outro lado Lucinho Barreto e seus zumbis que repetem sem parar o famoso não julgueis[12].

Os seguidores destes dois falsos profetas não são meras vítimas, mas são cúmplices e recebem o juízo de Deus, pois não amam a Deus, mas amam e encobrem a iniquidade de seus líderes.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
 II Timóteo 4:3

Faço um apelo aos jovens, fujam destes dois falsos profetas, não sejam como meninos inconstantes que são levados por todo vento de doutrina, e pelo engano de homens que agem com astúcia e de forma fraudulosa (Efésios 4:11–14).










[1] Este artigo comenta e demonstra os problemas com essa paródia https://resistireconstruir.wordpress.com/2013/03/14/uma-abominacao-chamada-biblia-free-style/
[2] https://www.youtube.com/watch?v=fLuAZFKs-PY
[3] http://www.cidadeverde.com/noticias/editor/assets/jun13/padre-marcelo-rossi-jesus-uma-bencao-nao-pode-ser-comparado-a-droga-03.jpg
[4] Geração Y, é a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, são as pessoas conhecidas também por serem chamadas de geração do milênio ou geração da Internet, que surgiu exatamente por essa época. A geração Y é conhecida por ser uma geração que vivenciou muitos avanços tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais.
[6] https://www.youtube.com/watch?v=3bXD-4X4idM
[7] Aqui eu cito apenas um dos autores mais o “pastor” Burjack ajuda na criação desta paródia.
[8]  Estudo da origem e formação das palavras de determinada língua.
[9] http://bereianos.blogspot.com.br/2014/12/quem-podera-nos-defender-dos-excessos.html#.VdTtU7JVhBc
[10] https://www.youtube.com/watch?v=3bXD-4X4idM
[11] http://renatovargens.blogspot.com.br/2014/04/razoes-porque-o-pr-lucinho-esta.html
[12] http://tempora-mores.blogspot.com.br/2011/07/e-proibido-julgar.html

3 comentários: