terça-feira, 28 de julho de 2015

Resposta ao Bispo Walter McAlister II - O que é Teonomia?



Até mesmo cristãos piedosos podem cometer equívocos.
                                                       Augustus Nicodemus


Não é de hoje que cristãos piedosos cometem enganos. No ano de 388 d.C. Agostinho de Hipona (354-430), recém convertido ao cristianismo, escreveu a obra "Sobre a Livre Escolha da Vontade", que declara literalmente a existência da liberdade humana, a saber, o livre arbítrio.
Só que mais tarde, no ano 397, em seu livro Confissões, Agostinho volta atrás e demonstra através de sua história pessoal que o homem é totalmente dependente e escravo de sua vontade pecaminosa, e só uma força Divina pode influenciar e mudar este desejo pecaminoso.

Como já apresentado aqui, no dia 24 de julho de 2015, o Bispo Primaz da Igreja Cristã Nova Vida, Walter McAlister, publicou em seu canal do youtube um vídeo com o título “O que é Teonomia?”, mas quando questionado por diversos amigos e teólogos, voltou atrás, retirando o vídeo do ar e prometendo uma resposta mais coerente. Ontem,dia 27 de julho, foi publicado o vídeo revisado[1] sobre Teonomia.

O Bispo começa o vídeo agradecendo aos teólogos e jovens que estão sempre ao seu lado, observando sua teologia e em alguns momentos examinando o seu conteúdo teológico.
O primeiro ponto que o Bispo aponta é o seguinte. Ele afirma que a Teonomia é uma vertente dentro da visão pós-milenista.

É um tanto complicado fazer essa afirmação, pois a Teonomia pode caminhar sem e com o pós-milenismo. Na verdade todos os cristãos deveriam ser Teonomistas, inclusive que não são pós-milenistas.

Pois existem apenas dois pressupostos quando alguém cria regras, normas ou  leis civis.
O legislador no momento de criar as leis civis tem como opção adotar a autonomia ou a teonomia. Ou legislamos a partir de uma cosmovisão independente de Deus, ou legislamos a partir de uma cosmovisão Divina, somente um néscio prefere os homens a Deus.

A cosmovisão autônoma é tão problemática, que sempre estará manchada pelos efeitos noéticos da Queda. Já a cosmovisão Divina, sempre nos irá trazer luz, plenitude e perfeição.
Na metade do vídeo, o Bispo faz uma distinção entre leis permanentes, que seriam os dez mandamentos e lei levíticas, que não seriam permanentes. A divisão correta para as leis do Antigo Testamento não é essa, mas esta:

1 – Leis Civis – Representa a legislação dada por Deus.
2 – Leis Religiosas ou Cerimoniais – Representam as cerimônias que apontam para Cristo.
3 – Leis Morais – Representam a vontade de Deus para com o homem, no que diz respeito ao seu comportamento e deveres principais.

As Leis Teonômicas então no primeiro grupo de leis citadas acima, e não existe um texto bíblico claro dizendo que estas normas foram abolidas, pelo contrário, como demonstrado no artigo anterior[2], existem textos que confirmam a autenticidade delas no tempo presente.
Por fim, McAlister diz que os teonomistas são sabatistas. Isso não é uma realidade teonômica. No Brasil, os teonomistas seguem aquilo que os reformados ensinaram a observância do domingo[3].

Assim, é possível concluir que o Bispo McAlister continua equivocado em relação a teonomia, mas isso não o desqualifica como cristão.
Oremos para que ele possa mudar sua cosmovisão, assim como Agostinho fez.













[1] https://www.youtube.com/watch?v=1F1X1j2yiHE
[2] http://eueateologia.blogspot.com.br/2015/07/refutacao-do-video-do-bispo-walter.html
[3] https://resistireconstruir.wordpress.com/2012/07/12/o-quarto-mandamento-joao-calvino/

Nenhum comentário:

Postar um comentário